quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TRIO DE PROFESSORES DA UFSM É CONVIDADO A PARTICIPAR DO V FESTIVAL INTERNACIONAL DE SOPROS DO RIO DE JANEIRO




  • O trio formado por pelos professores Vera Vianna, piano, Glaubert Nüske, fagote, e Lúcius Mota, oboé, foi convidado a participar de "V Festival Internacional de Sopros do Rio de Janeiro". O evento ocorre anualmente  em novembro na cidade do Rio de Janeiro e conta com a presença de solistas renomados dos Estados Unidos e Europa, além de músicos de diversas regiões do Brasil.
    O trio apresentará um recital no dia 13 de novembro no Centro Cultural do Clube de Engenharia, localizado na histórica Av. Rio Branco, no centro da antiga capital do país.
    No recital serão apresentadas obras de diversas épocas e países, incluindo compositores da Rússia, Argentina, Brasil e Alemanha.
    Do compositor russo Mikail Glinka, será executado o Trio Pathétique, escrito no século XIX.
    Do compositor argentino Angle Lasala, será tocado o "Crepúsculo" para trio. Do também argentino naturalizado brasileiro Emílio Terraza a "Metafora para oboé solo" será executado por Lúcius Mota. Também para oboé solo, do compositor de Goiás Estércio Marquez Cunha, "Movimento para oboé solo". 
    Francisco Mignone é um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos. Glaubert Nüske executa dele a "Valsa Ingênua" para fagote solo. Para concluir o programa o trio interpreta o "Trio (2007)" do compositor alemão radicado no Brasil há muitas décadas Ernst Mahle. Esta obra em três movimentos combina as formas tradicionais da música de concerto com rítmos brasileiros.
    O trio é formado por professores do Departamento de Música da UFSM e contam com o apoio da Universidade para participar do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário