sexta-feira, 4 de maio de 2012

Professores


Professores Convidados:



Catherine Carignan


Catherine Carignan nasceu e cresceu na província francófona do Québec, no Canadá. Experimentou tocar piano e violino na infância, mas acabou apaixonando-se pelo fagote aos 12 anos. Aos quinze, entrou no Conservatoire de Musique du Québec para fazer aulas semanais com Michel Bettez, chefe de naipe dos Fagotes da Orchestre Métropolitain du Grand Montréal e do Nouvel Ensemble Moderne. De 1999 a 2007, trabalhou como fagotista convidada em várias orquestras canadenses, enquanto se aperfeiçoava com alguns dos melhores fagotistas do mundo em várias masterclasses no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. 
De 2003 a 2005, estudou com a solista virtuosa Nadina Mackie-Jackson na Glenn Gould School of the Royal Academy of Music, em Toronto. Em abril de 2007, concluiu o Bacharelado no Conservatoire de Musique du Québec, sob a instrução de Mathieu Harel, da famosa Orchestre Symphonique de Montréal. Poucos meses depois, atravessou o Canadá para tornar-se segunda fagotista da Victoria Symphony Orchestra, onde ficou durante um ano. Mudou-se de novo em outubro de 2008, dessa vez trocando de hemisfério, para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais como chefe de naipe dos Fagotes.

Adolfo Almeida Jr.

Principal fagotista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor de fagote no Instituto de Artes da UFRGS. Atuou como solista à frente da OSPA; da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro; da Orquestra de Câmara de Blumenau; da Orquestra de Câmara Sesi-Fundarte; da Orquestra de Câmara da ULBRA; e UNISINOS. Integra o Quarteto de Sopros da UFRGS; o Trio de Madeiras de Porto Alegre; o grupo Arthur de Faria & Seu Conjunto, que se apresentou em Viena e Barcelona; e o grupo Ex-Machina, formado por compositores. Lecionou no Projeto Prelúdio da UFRGS; na orquestra da UFSM; no Conservatório de Pelotas; nos Verões Musicais em Gramado e Canela; e no Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas em 2011 e 2012. Mestre em Composição Musical pela UFRGS, foi aluno de Antônio Carlos Borges Cunha, Armando Albuquerque e Bruno Kiefer. Entre seus professores de fagote Günter Kramm e Noel Devos. É constantemente solicitado a integrar orquestras e formações camarísticas. Possui larga experiência na criação de trilhas sonoras originais para espetáculos teatrais, tendo recebido em 1997 o Prêmio de Melhor Música Original no V FENARTE em Maceió. Em 2006 foi ganhador do prêmio Açorianos como melhor instrumentista erudito. Participou, entre 2004 e 2008, como solista no projeto Um Sopro de Brasil, que incluiu o lançamento de um CD, livro e DVD, e shows em várias cidades. Lançou em 2006 um CD de música improvisada intitulado Paradoxos para Todos, muito bem recebido pela crítica. Foi contemplado no projeto Rumos do Itaú Cultural 2009.

Mauro Ávila

Natural de Valença/RJ, iniciou seus estudos de música na Sociedade Musical Progresso de Valença. A partir de 1987, começou a estudar fagote com Otacilio Ferreira Lima Filho no Conservatório Brasileiro de Música.  Integrou , de 1988 a 1989, a Orquestra Sinfônica Jovem - FUNARTE, sob regência do Maestro David Machado.
Entrou para a Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB em 1990.
Graduou-se em fagote pela Escola de Música da UFRJ nas classes dos professores Noel Devos e Aloysio Fagerlande, em 1998.
A convite dos diretores da firma J. Püchner, cursou Manutenção e Reforma em Fagote e Contrafagote, em Nauheim/Alemanha, em janeiro e fevereiro de 2008.De 2002 a 2010 foi fagotista na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Atualmente, é membro da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, além de luthier oficial da J. Püchner na América Latina. 

Fernando Gualda





  1. Fernando Gualda é Professor de Oboé e Música de Câmara da UFRGS. Cursou doutorado em sonologia no Sonic Arts Research Centre na Queen's University Belfast, Irlanda do Norte, onde monitorou disciplinas na área de ciência da computação, e desenvolveu pesquisa em cognição musical e apreciação aural aumentada computacionalmente. Em seu mestrado em performance nos EUA, lecionou tecnologia da música na Pennsylvania State University, e desenvolveu software para análise de performance musical. Cursou pós-graduação em performance musical (Diplom Künstleriche Ausbildung) na Alemanha, e graduação no Rio de Janeiro (UNIRIO). Apresentou-se em diversas orquestras no Brasil. Publicou trabalhos acadêmicos nos Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Inglaterra, País de Gales, Suécia, Finlândia, Alemanha e Grécia. 
  2.  




Professores Residentes:



Glaubert  Nüske

Natural de Doutor Maurício Cardoso / RS, graduou-se em Música-Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Música-Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Durante seus estudos ao fagote, teve como orientadores os professores Adolfo Almeida Jr., Mauro Mascarenhas Jr., Ariana Pedrosa e Romeu Rabelo. Participou de masterclasses com Fraser Jackson, Stefano Canuti, Fábio Cury e Catherine Carignan.
Participou em cursos de férias nas áreas de Educação Musical e Fagote, como o Festival Internacional de Inverno da UFSM, Verões Musicais de Canela, Festival Internacional de Oboé e Fagote, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juíz de Fora/MG), Festival de Inverno da UFMG (Diamantina/MG), 5º Semana da Música de Ouro Branco/MG e Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC).
Atuou em diversos grupos, em que se destacam: Orquestra Sinfônica de Santa Maria (RS), Orquestra Jovem de Santa Maria, Orquestra de Sopros da UFSM, Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes (BH/MG), Banda Sinfônica da UFMG, Orquestra Sinfônica da UFMG, Orquestra Sinfônica de São João Del Rei, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Atualmente é professor do Curso de Música, Bacharelado/Fagote na Universidade Federal de Santa Maria. Integrante da comissão organizadora do XXVII Festival Internacional de Inverno da UFSM, e, juntamente com o professor Lúcius Mota, idealizador do Encontro de Oboé e Fagote da UFSM.

Lúcius Mota



Mestre em musicologia pela UNESP, com dissertação sobre o poema sinfônico Telêmaco, do compositor mineiro Francisco Valle (1869-1906). Possui graduação em Oboé pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor de oboé, história da música e música de câmara na UFSM. Foi professor do Festival de Campos  de Jordão Núcleo Tatuí e membro de orquestras em Goiânia, Brasília e Tatuí.
Sua carreira tem sido pautada pelo profundo interesse pela música moderna brasileira. Já estreou obras de Estércio Marquez Cunha, Harry Crowl e do compositor norueguês Kjell M. Karlsen. O Concerto para oboé de Almeida Prado é dedicado a ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário